Você sabe usar corretamente o seu shampoo? Como anda seu cabelo? Esta oleoso demais? Esta tendo queda? Esta fraco, sem brilho, quebradiço? Confira algumas dicas sobre o uso do shampoo. Algumas nem nós sabíamos!

 

Mitos:

*Colocar anticoncepcional no shampoo faz com que ele cresça mais? Definitivamente isso é lenda.

*Para ficarem limpos os fios precisam ser esfregados? Na verdade o que se deve massagear é o couro cabeludo, é nele que precisamos concentrar os cuidados. Pois é a partir dele que os fios receberão os nutrientes.

*Usar shampoo duas vezes é desnecessário? Esse é um assunto bem discutido. Manter o couro cabeludo sempre limpo é muito importante para ter os fios saudáveis e bonitos. Por isso, muitos especialistas dizem que é fundamental aplicar duas vezes. Já que na primeira vez irá remover as impurezas, as células mortas e o excesso de oleosidade e na segunda lavagem com o shampoo irá remover por completo qualquer resíduo. Alguns dizem que a segunda lavagem pode até ter o poder de hidratar, regenerar e nutrir dependendo do tipo de shampoo.

*Shampoo anti-resíduos pode ser usado sempre? O certo é não fazer isso com o seu cabelo. Pois esse tipo de shampoo tirá a oleosidade do cabelo e também alguns bons nutrientes. Então para evitar que seu cabelo fique opaco e quebradiço não use ele continuo, uma vez por mê já estaria bom. Alterne com outro tipo de shampoo.

*O cabelo se acostuma com o shampoo? Não, na verdade o que muda é a necessidade do cabelo. Ou até o PH do couro cabeludo se altera, principalmente pelos hormônios. Se troca de concepcional, se para de tomar, se esta menstruada, tudo altera e isso as vezes faz a gente achar que o cabelo se acostumou com tal shampoo. O ideal é sempre ter 2 e alternar, até por que evita o acumulo de alguns ingredientes como silicone por exemplo.

*Arrancar o fio branco faz com que nasça dois no lugar? Isso não é verdade, só irá nascer outro fio branco no lugar

Verdades:

*Esfregar demais danifica o couro cabeludo e os fios. Lembre-se de massagear com as pontas dos dedos.

*Aguá quente danifica o cabelo! Essa a gente já esta cansada de ouvir, Então mesmo naqueles dias frios, na hora de lavar o cabelo, tente usar água morna pelo menos.

*Escolha shampoos sem sal! O shampoo quanto é muito grosso ou espesso possui o cloreto de sódio, em alguns casos ele pode ressecar o cabelo quando usado continuo, perdendo o brilho natural do cabelo. Esse tipo de shampoo é indicado para quem fez algum tipo de alisamento, como escova progressiva, ou relamento…

*Escovas de cerdas naturais dão mais brilho aos fios! Elas fazem o polimento mais fiel da fibra, o que muitas vezes resulta em um brilho maior ainda no cabelo.

*Alimentação saudável influencia no brilho do cabelo! Além de ajudar no crescimento do cabelo, ajuda a dar brilho também. Uma boa alimentação balanceada, rica em vitamina A e C, ferro, antioxidantes, proteínas, zinco e vitaminas em geral ajudará a deixa o cabelo mais forte.

*Quando terminar de lavar o cabelo, dar uma chuveirada fria. A temperatura ideal ara lavar o cabelo é fria e além disso a aguá fria ajuda a fechar a cutículas do cabelo proporcionando brilho.

*Talco ajuda a tirar a oleosidade. Ele absorve um pouco do óleo que fica no couro cabeludo e a umidade dos fios. Lógico que não se deve encher a cabeça de talco (risos) para não ficar “empastado”, mas colocar um pouco. Hoje já existe os shampoos a seco que faz essa limpeza.

*Dormir com o cabelo molhado faz mal. Pois fica úmido e abafado, o que ocasiona queda de cabelo, casca e proliferação de fungos. por isso, ave horas antes de dormir!

 

 

Beijos das Manas!