Oláááá! Nossa intenção era escolher 10 livros que valem a pena a leitura. E para isso, convidamos Liane Almeida para fazer essa seleção. Liane é uma gaucha de Passo Fundo, mas que já mora algum tempo em Santa Catarina, atualmente na cidade de Cocal do Sul. Uma verdadeira leitora de livros e para nós uma especialista neste quesito. Então, nada mais justo do que uma “expert” no assunto para nos dar essas dicas.

 

Por Liane Almeida:

Olá leitoras, vim a convite hoje da Talita no blog para recomendar o top 10 livros. Esses são alguns dos livros que li e que acho que vale muito compartilhar especialmente com quem também curtem uma boa leitura.

Alguns são de preparar o lenço para chorar muito. Foi muito difícil separar somente 10, afinal tem muita coisa boa na minha lista de lidos.

 

Ficção histórica:

1 – TODA LUZ QUE NÃO PODEMOS VER – Autor Anthony Doerr
1
ficção na época da 2ª Guerra Mundial. Quando as tropas de Hitler invadem a França, Marie-Laure jovem cega resolve fugir com o pai para Saint-Malo para morar junto ao tio recluso. Ao longo do tempo um acontecimento faz com que Marie-Laure se separe do pai, restando somente o tio. Nos dias que antecedem o DIA D, um jovem soldado Alemão cruza o caminho de Marie. Inocência e amizade que se desenrola são de partir qualquer coração. Leitura comovente do início ao fim.

 

 

2 – A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZAutor Antonio G. Iturbe
2
é baseado na historia real da jovem Dita. Passa-se na Birkenau no campo de concentração, detalha os horrores as 2ª Guerra e a injustiça sofrida pelos judeus. A narradora Dita, destemida fará de tudo para entreter as crianças no campo com alguns livros que os NAZISTAS não conseguiram destruir. Possuir livros dentro de um campo é uma coisa passível de execução! Por ai já se pode ter uma noção que a leitura é sofrida, mas vale muito a pena.

 

 

Literatura Nacional:

3 – O QUE EU QUERO PRA MIMLycia Barros
3
é uma leitura rápida e muito gostosa. Conta a historia de Alice que é independente, mas que devido alguns acontecimentos familiares do passado, tem sérios problemas em se comprometer com alguém, no caso o namorado gato, médico. Esse livro foi muito interessante para mim, pois ele mostra como nós mulheres, sabotamos nosso relacionamento impedindo-nos de sermos feliz, por medo de sofrer, ou ainda de cometer os mesmo erros de nossos pais, isso sem perceber. Algumas vezes é preciso terapia para nos entender e se deixar viver.

 

 

Literatura Estrangeira:

4 – A GAROTA NO TREMPaula Hawkins
4
não é a toa que este livro virou filme (ainda a ser lançado). É um thriller que conta a história de Rachel, ela basicamente bebe todos os dias e acabou de perder o emprego. Vive esta nessa situação desde que o marido a trocou por outra e teve uma filha com a nova mulher. Ela passa todos os dias de trem, na frente da sua Ex-casa, na qual o marido brinca de “felizes para sempre” com sua nova família. Ao passar de trem, nessa rotina diária ela sempre repara uma casa especifica, de um casal. Mas um dia algo muda ao ver uma cena. O problema é que ninguém acredita na Rachel, e até o ex-marido fala que ela não é confiável. Para quem gosta do gênero é muito bom. O final é surpreendente e nos mostra que não conhecemos as pessoas que idolatramos.

 

 

5 – O CHAMADO DO CUCORobert Galbraith
5
os fãs de HARRY POTTER devem estranhar, esse livro foi escrito por J. K. Rowling utilizando o pseudônimo. Também do gênero suspense, é da serie Cormoron Strike #1. Eu não digo que desapontou comparando, porque não sou fã de fantasia e Harry Potter não é meu estilo de leitura, mas esse thriller não deixou a desejar. O detetive STRIKE é chamado para tentar descobrir o levou uma modelo famosa a se suicidar em Londres. Enquanto a leitura nos leva a crer uma coisa, o final também é revelador. Inveja, trapaça, cobiça  e assassinato são poucos para o livro. Já tenho o livro #2 da série, pretendo começar a leitura em breve, para ver as novas andanças do Mr. Strike.

 

 

6 – O LADO FEIO DO AMOR Colleen Hoover
6
a Colleen é a queridinha dos chamados YA books, (livros juvenis) esse foi o primeiro livro que li dela, e já estava há tempos na minha estante, porque pensei que era muito juvenil. Mas essa leitura é mais que recomendada, é a historia de Tate e Miles, eles se conhecem porque Miles é amigo do irmão de Tate. A química rola e eles acabam acordando em se encontrar somente para sexo, sem compromisso. Nós todas sabemos que isso não acaba bem né?! E Tate se apaixona pelo moço, que é sempre frio e quando ela acha que esta quebrando o gelo do coração dele, ele novamente se afasta. O livro é lindo e triste, principalmente quando descobrimos o porquê de o moço ser assim. Dica: leiam!

 

 

7 – A SOMBRA DO VENTO Carlos Ruiz Zafon
7
Suspense do começo ao fim. São 507 (e-book) paginas angustiante. Faz parte da série O cemitério dos Livros Esquecidos. Esse livro é tão bom que corri para a livraria e comprei o restante da série (ainda esperando para ler). É o tipo de livro que você sossega só após a última página. Mistério que se passa em Barcelona em meados do século XX. Daniel Sempere filho do dono de uma livraria vai ate o Cemitério dos Livros Esquecidos e pega um exemplar, prometendo cuidar do livro e jamais deixar alguém tomar. Daniel fica curioso em saber que fim que deu o escritor desse livro, já que o exemplar é uma raridade. Todos os demais foram destruídos. A curiosidade de Daniel traz a tona uma historia de paixão, vingança, ódio adormecida no tempo. Em alguns momentos desse livro chega ate dar um medinho, mas com o desenrolar da historia tudo faz sentido.

 

 

8 – DUBLIN STREET  – Samantha Young

esqueçam os livros da Sylvia Day no quesito erótico Dublin Street ultrapassa qualquer quesito no “subir nas paredes”. É a historia da escritora JOSS, que perdeu sua família num acidente trágico, e decide se mudar para Edimburgo para dividir apartamento com outra menina. No dia que ela vai ver o flat, acabando pegando taxi com um gato. A química foi instantânea, mal sabia JOSS que o gato em questão é irmão da então sua futura colega de apartamento, mas ela já tinha namorada. Pegação garantida. Leitura para grandinhos.

 

 

9 – CHEIO DE CHARME  – Marian Keyes
9
são os chamados chick-lit, leitura de mulherzinha. Eu adoro em especial essa escritora por ser Irlandesa e os livros dela sempre tem algum personagem que a gente se identifica. Esse livro conta a historia de quatro mulheres diferentes com uma coisa em comum: PADDY, um sedutor. Ao longo da leitura você vai conhecendo cada personagem e se encantando com cada uma, através de suas desilusões amorosas, frustações e vícios. Esse livro também fala da covardia daqueles homens bom de lábia, que num primeiro momento são todos românticos com flores, mas que com o tempo mostram seu lado agressivo.

 

 

10 – POR LUGARES INCRÍVEIS – Jennifer Niven
10
Violet e Theodore se conhecem numa situação inusitada; no alto da torre da escola quando ambos tentavam se suicidar. Acabam não pulando e ao invés disso ficam amigos, após fazerem um trabalho de geografia juntos. Este livro é lindo, mostra principalmente como temos que dar mais atenção aos nossos jovens, à adolescência é muito cruel com alguns. Sabemos que o bullying é um grande causador de suicídio. Leitura muito recomendada para reflexão.

 

Gostaram das dicas? Tentei sair do obvio das leituras que todo mundo fala por ai!
Todos os livros acima podem ser comprados online no site da Amazon: www.amazon.com.br

Espero que tenham uma boa leitura!!!

Quem quiser saber mais um pouquinho sobre meus livros me achem no instagram: @liane.reads

_________________

 

Esperamos que tenham gostado… Conheçam a Liane:
Liane

 

 

Beijos das Manas!